Ementas

  • Disciplinas Obrigatórias de Área de Concentração

EPISTEMOLOGIA DO PENSAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa

O pesquisador em administração. Pressupostos individuais e paradigmas de pesquisa em Administração. O que é uma dissertação. Tipos de conhecimento e as ciências sociais. O problema de pesquisa e sua relevância. Questão e objetivos da pesquisa. Delimitação do estudo. Definição de termos. Revisão de literatura e referencial teórico. Metodologia de pesquisa: processo e produto – o desenho da pesquisa e tipos. Levantamento e geração de dados. Análise e tratamento dos dados. Referências e normas técnicas da ABNT. Elaboração de projeto de pesquisa que servirá como exercício para a elaboração do projeto de pesquisa definitivo.

Bibliografia

TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES

Ementa:

Aspectos e significados acerca da perspectiva conceitual da organização e do atos de organizar, suas implicações teóricas e metodológicas. Sentidose representações das/nas práticas organizacionais. Perspectivas de estudos organizacionais: teorias, metáforas e principais abordagens atuais.Enfoques, autores e escolas da administração. Concepções clássicas, contemporâneas e teórico-críticas na administração. Estudos críticos emadministração: diferentes perspectivas. Principais teóricos organizacionais brasileiros e latino-americanos: clássicos e contemporâneos. Relaçõesentre as diferentes teorias considerando seus contextos de origem. Reflexões sobre as organizações brasileiras à luz da perspectiva teórica nacionale internacional.

Bibliografia


MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRÇÃO

Ementa:

Aspectos introdutórios da disciplina. Tipos e natureza das variáveis. Introdução à elaboração de instrumentos de medida. Regressão linear simples emúltipla. Estimação de intervalo e testes de hipóteses. Tipos e técnicas de amostragens. Cálculo do tamanho da amostra. Desenvolvimento de escalas. Preparação dos dados e critérios de validação. Análise fatorial exploratória e avaliação de confiabilidade. Análise de agrupamentos (clusters) e tipologias. Convergência de métodos para avaliação de dados: fatorial, clusters e testes bivariados. Análise da variância e da covariância.

Bibliografia


MÉTODOS QUALITATIVOS EM ADMINISTRÇÀO

Ementa:

Bases filosóficas e epistemológicas das diferentes vertentes da pesquisa qualitativa. Métodos e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa.

Bibliografia


  • Disciplina Obrigatória de Formação para Docência Superior

METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR

Ementa:

Metodologia do ensino superior e as principais técnicas didático-pedagógica. Reflexões sobre o papel do ensino, as funções da docência de nível superior. Análise do conceito da didática, modelo e planejamento de ensino, e estratégias de ensino e aprendizagem. Fundamentos da Educação Tecnológica. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem aplicadas às novas tecnologias intelectuais. Tecnologias Digitais. Educação, Informática e Sociedade. Redes em Educação. Ambientes de Aprendizagem suportados por tecnologias de comunicação: conceitos, análise de projetos educativos.

Bibliografia


  • Disciplinas Obrigatórias de Apoio às Atividades de Orientação e Pesquisa

ATIVIDADES PROGRAMADAS I

Ementa:

As atividades programadas visam a disseminação da produção acadêmica: apresentação de trabalhos em eventos de reconhecido mérito acadêmico; organização de eventos acadêmicos no Programa; participação em outras atividades acadêmicas que visam o desenvolvimento da dissertação. A participação nas atividades dependerá da aprovação do professor-orientador.

Bibliografia

A ser definida de acordo com as atividades.


ATIVIDADES PROGRAMADAS II

Ementa:

As atividades programadas visam a disseminação da produção acadêmica: apresentação de trabalhos em eventos de reconhecido mérito acadêmico; organização de eventos acadêmicos no Programa; participação em outras atividades acadêmicas que visam o desenvolvimento da dissertação. A participação nas atividades dependerá da aprovação do professor-orientador.

Bibliografia

A ser definida de acordo com as atividades.


SEMINÁRIOS DE PESQUISA I

Ementa:

A disciplina Seminários de Pesquisa I visa discutir as questões teórico-metodológicas específicas de cada linha de pesquisa. O processo de construção do objeto. Principais aspectos do processo de elaboração de dissertações. Leitura e discussão de trabalhos acadêmicos representativos.

Bibliografia

A ser definida de acordo com os temas tratados nas dissertações.


SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Ementa:

A disciplina Seminários de Pesquisa II visa discutir as questões teórico-metodológicas específicas de cada linha de pesquisa. O processo de construção do objeto. Principais aspectos do processo de elaboração de dissertações. Leitura e discussão de trabalhos acadêmicos representativos.

Bibliografia

A ser definida de acordo com os temas tratados nas dissertações.



Linha de Pesquisa: Administração Brasileira


  •  Disciplinas Obrigatórias

ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Ementa:

Visão das várias ferramentas e escolas de estratégia e a evolução do pensamento estratégico crítico na área. Análise crítica das estratégias epráticas em estratégias empresariais. Pensamento estratégico brasileiro discutido por temas como gestão contemporânea, empreendedorismo,cooperação e competição, competências e fatores de sucesso, internacionalização, vantagem competitiva e teoria de recursos e suas implicações nagestão. Gestão estratégica.

Bibliografia


FINANÇAS EMPRESARIAIS

Ementa:

Introdução às finanças: formas de organização das empresas, problemas de agency, mercado de capitais e a empresa. Conceitos básicos: demonstrativos financeiros e fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo, risco e retorno. Decisões investimento. Decisões de financiamento. Custo eestrutura de capital. Gestão de risco nas empresas.

Bibliografia


ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Ementa:

Definições de marketing. Satisfação e valor para o cliente. Sistema de informação de marketing. Análise do ambiente de marketing. Comportamentodo consumidor. Segmentação, diferenciação e posicionamento. Introdução ao planejamento de marketing. Análise detalhada do marketing mix: produto, preço, ponto e promoção e o seu papel na estratégia de marketing das organizações.

Bibliografia


  • Disciplinas Optativas

GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ementa:

Evolução histórica da área de Recursos Humanos; principais fundamentos do planejamento e manutenção de RH; fundamentos de valorização eretenção de pessoas nas organizações modernas; análise crítica das ferramentas e práticas de RH; dilemas do binômio trabalho e vida pessoal, taiscomo utilização das tecnologias de informação e comunicação na gestão de pessoas.

Bibliografia


GESTÃO DE INVESTIMENTOS

Ementa:

História do mercado de capitais e da teoria moderna de finanças. Estrutura das bolsas de valores e do mercado de capitais brasileiro. Teoria do riscoe retorno de Markowitz. O modelo básico de formação de preços de ativos. As hipóteses de mercado eficiente. O modelo de precificação de ativos decapital (CAPM) e o modelo de formação de preços por arbitragem (APT). Avaliação de ativos. Custo de capital próprio e custo médio ponderado decapitais.

Bibliografia


SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa:

Teoria dos Sistemas. Visão histórica: da Biologia à Cibernética até as Ciências Sociais. Analogias, representação, modelagem. Os sistemas comoferramenta para a compreensão da complexidade do entorno social. Tipos de Sistemas na Administração: Sistemas de Informação, Sistemas Logísticos, Sistemas de Controle e Avaliação, Sistemas de Decisão ?Inteligentes? e etc. O papel estratégico desses tipos de sistemas nas empresas.Estratégias empresariais para obtenção de vantagem competitiva em diferentes sistemas de organização: novos modelos de negócios. Aplicações organizacionais, sistemas de inovação, planejamento diferentes tipos de sistemas, reestruturação de processos e empresas (empresas em rede,empresas virtuais), gestão do conhecimento, sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes. Questões relacionadas à ética.

Bibliografia


GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL

Ementa:

Aspectos introdutórios da disciplina. Desenvolvimento sustentável. Noções de impactos ambientais e Avaliação de impactos ambientais. Economia deMeio Ambiente. Economia do Aquecimento global. Legislação ambiental ordinária. Licenciamento ambiental. Sistema de Gestão Ambiental. Análisede Riscos Ambientais. Políticas Ambientais. Políticas de inclusão social. Industrialização, desenvolvimento tecnológico e meio ambiente.Sustentabilidade ambiental empresarial. Valoração econômica ambiental. Economia dos recursos naturais. Padrões de consumo de energia. OPrincípio Poluidor-Pagador. Sustentabilidade socioambiental. Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Ética nos Negócios.

Bibliografia


NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Ementa:

Os seguintes tópicos compõem o curso: conceitos de negócios internacionais. Relações internacionais. Questões culturais. Questões sobre gerenciar recursos humanos globalmente. Ética internacional. Estratégias de entrada. O ambiente de marketing internacional. Sistema de Informações epesquisa de marketing no contexto internacional. Estratégias de marketing internacional. Decisões do marketing mix em mercados internacionais.Implementação e acompanhamento da ação de marketing global.

Bibliografia


TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa:

A ementa dessa disciplina é dinãmica no sentido em que objetivo da disciplina é permitir que docentes experimentem novos desenhos de disciplinas inovadoras, fazendo com que a grade curricular possa ser modificada, atualizada e expandida. Essa disciplina também permitirá que os dicentesentrem em contato com aspectos específicos dos projetos de pesquisa existentes no PPGA e liderados pelos seus docentes.

Bibliografia

A ementa será composta de livros, trabalhos em Anais e artigos de revistas acadêmicas.



Linha de Pesquisa: Estado, Organizações e Sociedade

 


  • Disciplinas Obrigatórias da Linha

PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO

Ementa:

Objetiva-se pensar as perspectivas clássicas de interpretação do Brasil. Os processos de constituição, institucionalização e consolidação dopensamento social brasileiro. Discussão dos autores fundadores do pensamento social brasileiro. Os dilemas, desafios e disputas sobre aconstituição do pensamento social brasileiro.

Bibliografia


ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL

Ementa:

As relações entre Estado, mercado e sociedade civil. Poder e política, governo e Estado. As principais formas de poder, de Estado e de sistemaspolíticos. As novas configurações das relações entre estado e a sociedade civil.

Bibliografia


  • Disciplinas Optativas

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ementa:

Evolução histórica dos modelos de administração praticados no Brasil; o governo e o setor privado; Administração no Brasil Moderno; o Jeitinho brasileiro e as Organizações nacionais: a organização como manifestação cultural de um povo; desafios e tendências contempoirâneas.

Bibliografia


CULTURA E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Ementa:

Aspectos críticos da discussão sobre cultura organizacional. Mudança de mentalidade do empresariado brasileiro e nas relações Estado, empresa e sociedade; gênero e competição nas empresas. Relações de trabalho e flexibilização.

Bibliografia


FINANÇAS PÚBLICAS

Ementa:

Liberalismo e falhas de mercado; papel econômico do Estado; princípios gerais de tributação; Welfare State e o neoliberalismo; o consenso de Washington; os regimes cambiais; a lei do preço único; paridade coberta de juros internacionais; fluxos de capitais e crises monetárias; o risco país e o balanço de pagamentos; a autoridade monetária; política fiscal e monetária; os sistemas tributário e previdenciário; o endividamento do setor público no Brasil; a regulação econômica e as Parcerias Público Privadas; a Teoria da Escolha Pública; a nova economia institucional; os marcos regulatórios; a governança pública; o orçamento público; a gestão orçamentária pública; o planejamento no setor público; a dívida pública e o déficit público; as atribuições econômicas do Estado; receita e despesa públicas; o PPBS e o orçamento-programa; os instrumentos de planejamento governamental no Brasil – PPA, LDO, LOA; reformas fiscal e tributária; política monetária e dívida pública; política cambial.

Bibliografia


LEITURAS CONTEMPORÂNEAS NAS ORGANIZAÇÕES

Ementa:

Reflexão sobre as abordagens contemporâneas de temas presentes no cotidiano organizacional. Conhecimento e reflexão sobre os conceitos da ética e moral na sociedade contemporânea. A ação dos profissionais, das organizações e da comunidade no meio ambiente e sua relação com a ética. O poder e suas diferentes correntes de compreensão no espaço organizacional. O tempo e espaço como elementos para compreensão da organização.

Bibliografia


SOCIOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES

Ementa:

A pertinência da problemática das organizações e do trabalho como objeto de estudo da Sociologia. Os clássicos do pensamento sociológico (Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber) e suas contribuições para o pensar o trabalho e as organizações. A relação emprego desemprego na atualidade, as mudanças tecnológicas; tempo e a disciplina. O paradoxo atual das sociedades fundamentadas no trabalho. Visão ontológica do trabalho. A profissionalização do trabalho. O indivíduo e a organização. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações.

Bibliografia


 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa:

A ementa dessa disciplina é dinãmica no sentido em que objetivo da disciplina é permitir que docentes experimentem novos desenhos de disciplinas inovadoras, fazendo com que a grade curricular possa ser modificada, atualizada e expandida. Essa disciplina também permitirá que os dicentes entrem em contato com aspectos específicos dos projetos de pesquisa existentes no PPGA e liderados pelos seus docentes.

Bibliografia

A ementa será composta de livros, trabalhos em Anais e artigos de revistas acadêmicas.


ESTUDOS CRÍTICOS ORGANIZACIONAIS E PSICODINÁMICA DO TRABALHO

Ementa:
Panorama dos estudos críticos organizacionais na contemporaneidade. O atual contexto do   chamado mundo do trabalho. Fundamentos da Psicodinâmica e Clínica do Trabalho como teoria e como método de intervenção.
Objetivo geral da disciplina:

-Fomentar o debate acerca dos principais fundamentos dos estudos críticos organizacionais e da Psicodinâmica do Trabalho, como teoria e como método de intervenção à análise de vivências de prazer e sofrimento no trabalho.

Objetivos específicos:

– Situar a Psicodinâmica e Clínica do Trabalho no contexto de Estudos organizacionais críticos.
· Analisar as bases conceituais que fundamentam a Psicodinâmica e Clínica do Trabalho;
· Estudar casos de clínica do trabalho.

Bibliografia


ECONOMIA DE EMPRESAS

Ementa:
• Análise e características dos mercados. • Produção e custos. • Tempo e incerteza. • Poder de mercado. • Teoria dos jogos e estratégia competitiva. • Preços de transferência e integração vertical. • Incentivos e informação: problemas do principal e do agente, acaso moral, seleção adversa, mercado com informação assimétrica e sinalização. • Relação do contexto de agência para a empresa: análise e controle dos custos de agência. • O vínculo da teoria da Administração com a nova Economia Institucional. • Algumas noções de Economia Comportamental.

Bibliografia

 

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados