FAQ

Perguntas Frequentes realizadas sobre o PPGAd/UFF
1.Qual a previsão do edital de abertura do processo seletivo do Mestrado de 2017?
R: O edital será lançado a partir de 15 de novembro, no site do PPGAd.

2. O mestrado é pago?
R: É gratuito, porém o processo de seleção exige uma taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais).

3. Quais são as etapas para participar do processo seletivo?
R: O Processo de seleção consiste em 3 fases: a primeira visa avaliar conhecimentos específicos básico na área de Administração, a segunda avalia a proficiência de cada candidato em língua estrangeira (inglês ou francês) e a terceira e última fase consiste em entrevista, visando três aspectos: a disponibilidade de tempo real, a autenticidade da autoria da proposta de projeto entregue e  as experiências profissionais e acadêmicas do candidato.

4. As aulas acontecem aos sábados?
R: Não, o curso é diurno e as aulas acontecem durante a semana (pelo menos, 04 dias de aulas pela manhã, na parte da tarde ou em ambos  períodos).

5. Há possibilidade de participar como aluno ouvinte?
R: Não. Há duas formas de participação: como discente externo – alunos de outros programas de pós-graduação stricto-sensu, devidamente reconhecidos pela CAPES; e como aluno especial, cuja participação é estrita a 01 disciplina por período letivo, podendo cursar o máximo de 02 períodos letivos.

6. Posso utilizar o teste ANPAD como forma de ingresso?
R: Sim, o teste reconhece a capacidade de avaliação de candidatos que tenham realizado alguma edição nos dois anos anteriores ao período de inscrição, podendo o candidato ficar isento da primeira ou da segunda fase. A terceira fase é obrigatória para todos os candidatos.

7. O mestrado possui modalidade à distância?
R: Não, ele é presencial.

8. Há restrição em relação à formação acadêmica para participar do processo seletivo?
R: Não há. A formação requerida é curso de nível superior reconhecido pelo MEC.

9. O que é o PAE?
R: O PAE – Programa de Altos Estudos – foi criado com o objetivo de acelerar os estudos para os alunos da UFF com altas habilidades. No momento, é oferecido apenas para os discentes do curso de Administração da UFF que desejem cursar o Mestrado antes de terminar a graduação.

10. Existem bolsas para os discentes?
Sim. São bolsas oferecidas pela CAPES, porém são concedidas pela ordem de classificação do candidato no processo de seleção, atendendo às restrições exigidas. É importante ressaltar que os trabalhadores formais de carteira assinada e funcionários da UFF não têm direito à concessão de bolsas.

Copyright ©2016 - STI - Todos os direitos reservados