Formas de Ingresso

  1. Programa de Altos Estudos (PAE) da Universidade Federal Fluminense;
  2. processo seletivo estabelecido pelo PPGAd;
  3. processo seletivo para candidatos estrangeiros.

Programa de Altos Estudos (PAE)
O PAE foi criado com o objetivo de acelerar os estudos de alunos da UFF com altas habilidades, colaborando, assim, para o crescimento qualificado da formação de pessoal de alto nível. Desta forma, além de experimentarem o ambiente de pesquisa e pós-graduação mais cedo, os estudantes apoiados abreviam, ao longo de sua formação, o tempo de conclusão da graduação e pós-graduação stricto sensu por meio de trajetória curricular avançada e integradora. No momento, o PAE permite integração com os discentes do Departamento de Administração.

Processo de Seleção PPGAd (Seleção mista)
  • Avaliação própria – Processo constituído de três fases:
    avalia conhecimentos específicos básicos da área de Administração;
    avalia a proficiência dos candidatos em língua estrangeira (Inglês ou Francês) com vista a aferir a capacidade de leitura e compreensão de textos nesses idiomas. Visa a assegurar que os discentes tenham, no futuro, a competência de conhecer teorias, conceitos, ideias e experiências em centros de pesquisa em Administração internacionais.
    examina três aspectos: a) disponibilidade de os candidatos de se dedicarem para completar a estrutura curricular do Programa; b) autenticidade da autoria da proposta de projeto apresentado e c) conhecimento das experiências profissionais e acadêmicas do candidato, de modo a ponderar a pertinência do impacto que a qualificação pleiteada oferecerá ao futuro mestre. Esta fase é obrigatória para todos os candidatos.
  • Teste ANPAD – reconhece a capacidade de avaliação de candidatos que tenham realizado alguma edição do Teste ANPAD nos dois anos anteriores ao período de inscrição. Desta forma, dependendo do resultado obtido, e considerando os critérios estabelecidos no edital de seleção, o candidato poderá pleitear isenção da primeira ou segunda fase do processo de seleção.
Para saber mais sobre os processos realizados em anos anteriores, acesse os links abaixo:
Processo de seleção de 2018
Processo de seleção de 2017
Processo de seleção de 2016
Processo de seleção de 2015
Processo de seleção de 2014
Processo de seleção de 2013
Processo de seleção de 2012
Processo de seleção de 2011

 

Processo seletivo para candidatos estrangeiros
Em cada edição, serão disponibilizadas vagas para candidatos estrangeiros, os quais deverão atender os seguintes requisitos:
  • Comprovação de terem sido agraciados com bolsa de estudo e/ou apoio financeiro suficiente para o seu sustento pelo período de 30 meses, sem necessidade de assumirem compromissos extraclasses (profissionais) remunerados.
  • Caso não se enquadrem no item anterior, os interessados deverão apresentar evidências claras e inequívocas de que poderão se manter no país por meios próprios, sem necessidade de exercerem atividades remuneradas, pelo período de 30 meses. Essas comprovações serão solicitadas por ocasião da confirmação da matrícula e respectivas renovações, enquanto o aluno permanecer como discente do curso de mestrado em administração.
  • Caso prescindam de declaração de interesse por parte da UFF/PPGAd, de modo a complementar o processo de obtenção de apoio financeiro, o interessado deverá apresentar os documentos abaixo especificados.
  • Os candidatos estrangeiros devem apresentar os seguintes documentos:
a) Formação acadêmica:
  • Currículo atualizado, preferencialmente no formato da plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br), em língua portuguesa ou inglesa;
  • Histórico Escolar devidamente reconhecido por embaixada ou consulado brasileiro no país de origem – o que atestará a sua autenticidade;
  • Diploma de graduação, devidamente reconhecido por embaixada ou consulado brasileiro no país de origem – o que atestará a sua autenticidade;
  • Proficiência escrita e falada no idioma português atestada por certificado emitido por instituição de ensino, reconhecido por embaixada ou consulado brasileiro no país de origem atestando sua autenticidade. Essa exigência não se aplica aos candidatos nativos de países de língua portuguesa.
b)entrevista “on-line” com a Comissão de Seleção;
c) proposta de pesquisa nos termos descritos no respectivo Edital.

Copyright ©2016 - STI - Todos os direitos reservados